10 de ago. de 2009

Como gelar a cerveja rapidamente

cerveja-gelada2


Imagine você naquele bom churrascão de domingo, galera toda reunida e você está com pencas de latas de cerveja quentes ainda. E aqueles amigos seus pinguços estão clamando pela loira gelada. Pois o professor Cláudio Furukawa resolve essa situação usando de seus conhecimentos boêmios, científicos.

Primeiramente, encha um isopor com gelo. Para cada saco de gelo que for para o isopor adicione 2 litros de água. Depois pegue meio quilo de sal de cozinha e despeje no isopor. Feito tudo isso coloque meio litro de álcool etílico. Espere três minutos, retire as latinhas – lavando-as, para tirar o gosto de sal – e beba sua cervejinha estupidamente gelada tranquilamente com os amigos.

Não sabe como tudo isso faz com que a latinha fique gelada? Misturando todos esses elementos, ocorre o que os físicos-químicos chamam de ‘mistura frigorífica’, onde a água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo, fazendo com que o mesmo derreta mais lentamente; e o álcool absorve o calor, tornando mais rápido o resfriamento.

Lembrando que isso não se aplica exclusivamente nas latinhas de cerveja. Garrafas pet de refrigerante e latinhas em geral também gelam rapidamente usando o mesmo método. Bom churrasco!

Tá aqui Ó >>> Blog do Fidelis

2 comentários:

Rodrigo disse...

Vc já testou e funcionou?

Admin disse...

Testato e aprovado...

Blog Widget by LinkWithin